Vendas de ovos da Páscoa devem crescer até 20%

A s vendas de ovos de Páscoa e chocolates para a Semana Santa ainda estão abaixo das expectativas, com perspectivas de melhorar com a chegada do feriado nesta semana. Em alguns supermercados de Natal, as sessões estão recheadas de diversas opções e sabores, mas sem tantos clientes faltando cinco dias para a Páscoa. Segundo projeções de supermercadistas, a expectativa de vendas é de 10 a 20% de crescimento em relação a 2023.

Para o subgerente de um supermercado na zona Oeste de Natal, Adrielson Silva, as vendas devem se intensificar nos próximos dias. “Estamos esperando melhoria nesses últimos três dias. Quando se aproxima, com oferta e divulgação, o cliente vem buscar. Graças a Deus sempre vendemos todo o estoque, não chega a sobrar”, explica.

Segundo o gerente Ronile Sotero, há a expectativa também para que as vendas melhorem em chocolates como caixas e barras para os próximos dias. “O pessoal tem optado por outras opções, como caixas e barras. Normalmente o pessoal deixa para última hora para presentear amigos e familiares.

“A expectativa é muito boa, não só para ovos de Páscoa e chocolates de maneira geral e todos os produtos que envolvem a sazonalidade da páscoa, como vinhos, peixes e azeites. Houve uma preparação na aquisição de produtos para se fazer muitas ofertas para os consumidores. É uma Páscoa plena, já totalmente distante das questões da pandemia. Estamos com as lojas muito abastecidas, produtos expostos e vamos começar as ofertas”, explica Gilvan Mikelyson, presidente da Associação dos Supermercados do Rio Grande do Norte.

O assistente de cozinha Márcio Zani, 58 anos, pretende gastar de R$ 200 a 300 neste ano na compra de quatro ovos de Páscoa para seus netos. “Estou achando o preços normais até aqui”, explica, acrescentando que no ano passado gastou praticamente o mesmo valor.

Há ainda os clientes que pesquisam ao máximo antes de fecharem a compra. É o caso do caseiro Francisco de Assis, 52 anos. Ele estima gastar em torno de R$ 200 a 300 em ovos de Páscoa e chocolate para os seus quatro filhos. “Geralmente compro um para cada. Acho que esse ano está um pouco caro, estou pesquisando muito para achar os melhores valores”, citou.

Na semana passada, o Instituto Fecomercio RN (IFC) divulgou que a data deve movimentar cerca de R$ 194,2 milhões nos municípios de Natal e Mossoró – um aumento de mais de 10% em comparação ao ano passado, quando a expectativa era injetar aproximadamente R$ 176,5 milhões.

Em todo o Rio Grande do Norte, impulsionada também pelo alto número de pessoas que viajará durante o feriado, a Páscoa movimentará cerca de R$ 498 milhões. Para o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, a expectativa não é apenas de um crescimento nas vendas, mas de uma maior distribuição dos gastos no interior do Estado.

“Nossa pesquisa revelou que mais de 16% dos natalenses e quase 19% dos mossoroenses pretendem viajar durante o feriado da Páscoa – gastando cerca de R$ 400 para visitar, principalmente, outros municípios do Rio Grande do Norte. As cidades do interior serão o destino de mais de 60% dos natalenses e de 50% dos mossoroenses, então esperamos uma capilaridade maior dos gastos pelo estado”, explicou Marcelo Queiroz.

Cerca de 63,7% dos natalenses devem ir às compras para o feriado da Páscoa. A maioria pertence ao sexo masculino (65,3%), possui de 25 a 34 anos de idade (69%), ensino superior completo (67,5%) e renda familiar de 5 a 10 salários-mínimos (73,7%). Além disso, a maior parte pretende comprar principalmente em shoppings (57,9%) e presenteará os filhos (45,3%).

Tribuna do Norte

Postado em 26 de março de 2024