TSE multa Bolsonaro e manda tirar do ar vídeo que liga Lula a kit gay

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deferiram pedido da coligação Brasil da Esperança, da campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para tirar do ar, definitivamente, o vídeo que associa Lula ao “kit gay” no canal do YouTube chamado de “LulaFlix“. Além disso, aplicaram multa individual de R$ 20 mil ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e Lucas Allex Pedro dos Santos, responsável pelo domínio do site.

Embora tenham negado, em 13 de outubro de 2022, a retirada do ar do canal, os ministros determinaram remoção do vídeo que associa Lula ao “kit gay”. Os ministros ainda determinaram a remoção do vídeo denominado “19.05.2011 – Kit gay causa polêmica MP4”, também sob pena de suspensão do canal.

Em setembro de 2022, o TSE já havia determinado alterações na composição do LulaFlix após identificar claramente que o conteúdo nele publicado se tratava de campanha eleitoral.

LulaFlix
O canal LulaFlix foi o responsável por ligar o nome de Lula à facção criminosa PCC e publicou ao menos 150 conteúdos com matérias jornalísticas contra Lula.

O site foi criado em 30 de agosto de 2022, contendo Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) da campanha de Jair Messias Bolsonaro. Apesar disso, o endereço não consta entre os sites oficiais de Bolsonaro registrados no TSE.

Metrópoles

Postado em 9 de agosto de 2023