Tebet assume Planejamento de olho em protagonismo para 2026.

A ex-senadora Simone Tebet (MDB-MS) assume, nesta quinta-feira (5/1), o comando do Ministério do Planejamento e Orçamento no terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como presidente do Brasil. A cerimônia de posse ocorre às 10h, no Palácio do Planalto. São esperadas mais de 800 pessoas para o evento.

Simone Tebet teve papel essencial na campanha de Lula ao segundo turno do pleito. A parlamentar anunciou apoio ao petista dias após sair derrotada do primeiro turno, e participou de uma série de agendas e atos de campanha ao lado de Lula e outros aliados.

Agora, Tebet assume uma pasta com alta relevância na Esplanada dos Ministérios e mira ascensão política. Cabe à pasta do Planejamento traçar a organização de custos do novo governo, bem como analisar e viabilizar projetos e controle de orçamentos, com a liberação de fundos.

O cientista político Rodolfo Marques explica que a chegada da emedebista ao Planejamento reafirma o protagonismo político importante da senadora dentro da Esplanada dos Ministérios. A pasta por si só, no entanto, não garantirá mais votos em uma possível candidatura à Presidência em 2026.

“O ministério vai ser um aspecto importante, que pode auxiliar muito Simone Tebet, mas outras costuras políticas, com experiência em outro âmbito do poder federal, serão importantes”, frisa.

metropoles.com

Postado em 5 de janeiro de 2023