Tarcísio nomeia PM envolvido no caso Carandiru para a Administração Penitenciária.

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) nomeou neste sábado (14/1) o coronel da reserva da Polícia Militar Sergio de Souza Merlo, um dos 120 PMs listados no processo do Massacre do Carandiru, para um cargo de assessor técnico na Secretaria de Administração Penitenciária.

O massacre ocorreu em outubro de 1992, quando 111 presos foram mortos pela PM após uma rebelião. Merlo vai trabalhar no gabinete do secretário Marcello Streifinger, outro PM da reserva.

O secretário não participou do massacre, mas seu irmão, o PM Márcio Streifinger, atuou com Merlo no dia dos assassinatos. Ambos estariam com um grupo que agrediu presos em uma varredura na cadeia ocorrida após os homicídios, segundo o Ministério Público.

Em 2014, uma decisão de primeira instância julgou extinta a punição de Merlo com base na prescrição da acusação.
Por meio de nota, a gestão Tarcísio defendeu a nomeação do novo assessor. “As nomeações da pasta são realizadas exclusivamente com base em critérios técnicos”, informou a Secretaria da Administração Penitenciária.

“Sérgio de Souza Merlo é bacharel em direito pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco e tem mais de trinta anos de experiência na administração pública”, complementa o texto.

Metropoles

Postado em 16 de janeiro de 2023