Rui Costa nega que governo vá mudar regras de aposentadoria e pensões.

O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, disse à CNN nesta quarta-feira (4) que “está fora do radar do novo governo a realização de estudos para mudar regras de aposentadorias e pensões”. Ainda, segundo ele, a partir de determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), qualquer ação sobre o tema terá que passar primeiro pela Casa Civil.

As afirmações rebatem o que falou o novo ministro da Previdência, Carlos Lupi, durante cerimônia de assunção no cargo nesta terça-feira (3). Na ocasião, Lupi disse que criará uma comissão para discutir a “atualização da reforma da previdência” realizada em 2019.

“Vou criar uma comissão quatripartite, com sindicatos patronais, dos aposentados, do governo, centrais sindicais. Nós precisamos discutir com profundidade o que foi essa antirreforma”, afirmou.

A jornalistas na manhã desta quarta-feira, Rui Costa afirmou que todas as propostas sobre o tema dependerão de uma decisão direta do presidente Lula. “Não há nenhuma proposta [de reforma previdenciária] sendo analisada, pensada, neste momento para revisão de reforma, seja previdenciária ou outra. Nesse momento temos nada sendo elaborado. Tá certo? […] Vai passar pela Casa Civil e é evidente que quem teve mais de 60 milhões de votos é quem decide […] Todo mundo tem o direito a opinião, mas neste momento não há nenhuma proposta de reforma da Previdência ou coisa semelhante sendo elaborada”.

Na próxima sexta-feira (6), às 9h30, Lula realiza a primeira reunião com todos os 37 ministros. Conforme apurou a CNN, o chefe do executivo deve aproveitar o encontro para alinhar discursos e deixar claro que o anúncio de decisões macro, que envolvem diretamente uma ação do governo, deverão ser centralizadas no Planalto, sobretudo na Casa Civil.

CNN

Postado em 5 de janeiro de 2023