Robôs substituirão médicos e professores, diz criador do ChatGPT.

O CEO da OpenAI, empresa criadora do ChatGPT, diz acreditar que a inteligência artificial poderá substituir médicos e professores. Em um manifesto, Sam Altman escreve que robôs serão capazes de realizar o trabalho de profissionais da educação e da saúde, além de baratear seus serviços.

Altman é diretor-executivo da startup por trás do ChatGPT, chatbot capaz de formular textos e responder diversas perguntas. Em texto publicado em 2021, o estadunidense diz que a inteligência artificial será capaz de ler documentos e dar aconselhamento médico nos próximos 5 anos.

“E nas próximas décadas depois disso, programas de computador serão capazes de fazer basicamente tudo, inclusive descobertas científicas que irão expandir o nosso conceito do que é ‘tudo’”, completa Altman.

Mesmo assim, o próprio executivo reconhece que a modernização de inteligências artificias deve gerar desemprego nas próximas décadas. No entanto, ele alega que parte do problema seria solucionado com novos empregos, “a humanidade sempre cria novas profissões”, justificou.

Segundo Altman, os governos precisarão ajudar com políticas públicas, adaptando a tributação de impostos para o novo mercado.

Metropoles

Postado em 10 de março de 2023