Robôs humanoides hiper-realistas surpreendem na Conferência Mundial de Robótica em Pequim

A China está disposta a colaborar com a comunidade internacional para acelerar a aplicação da robótica em uma ampla gama de campos, criar um ambiente de desenvolvimento aberto e inclusivo e incentivar as empresas estrangeiras de robôs a expandirem seus negócios no país asiático.

A declaração foi feita por um representante do principal órgão regulador do país. O vice-ministro da Indústria e Tecnologia da Informação, Xin Guobin, comentou que à medida que os robôs desempenham um papel cada vez mais vital na inovação tecnológica e na fabricação inteligente. Ele instou a expansão da cooperação internacional em robótica e o estabelecimento de padrões para regular melhor o desenvolvimento e a aplicação dessa tecnologia emergente.

Xin fez essas observações no fórum principal da Conferência Mundial de Robótica 2023, que começou nesta quarta-feira (16) em Pequim. A indústria de robótica da China avançou bastante, com receita ultrapassando 170 bilhões de yuans (23,3 bilhões de dólares) no ano passado e mantendo um crescimento de dois dígitos, informou Xin. Ele acrescentou que as vendas de robôs industriais representaram mais da metade do total mundial em 2022, ficando em primeiro lugar no mundo por 10 anos consecutivos.

Dados do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação mostram que a produção de robôs industriais da China ficou em 222 mil unidades no primeiro semestre do ano, um aumento de 5,4% em relação ao ano anterior. A produção de robôs de serviço do país aumentou 9,62% em relação ao ano anterior, totalizando 3,53 milhões de unidades durante o mesmo período.

As instalações de robôs industriais na China ocuparam o primeiro lugar no mundo em 2022, representando mais de 50% da participação de mercado global. Além disso, o montante total de financiamento divulgado na indústria de robótica da China ultrapassou 30 bilhões de yuans no ano passado.

Durante a conferência foi apresentado um novo relatório que revelou que a indústria de robôs da China tem melhorado de forma constante, com cenários de aplicação e capacidades de fabricação em expansão significativa.

O relatório deste ano sobre a tecnologia de robôs e o desenvolvimento da indústria na China, divulgado nesta quinta-feira (17), destaca o avanço dos produtos de vários tipos de robôs, incluindo robôs colaborativos, robôs logísticos e robôs especiais. o documento acrescenta que algumas peças-chave agora podem ser produzidas por indústrias chinesas.

A indústria global de robôs continua em crescimento, diz o relatório, e a China se tornou uma importante força motriz para o desenvolvimento do setor. As indústrias de motores e eletrônicos continuam sendo as duas áreas onde os robôs são amplamente aplicados, e o desenvolvimento de robôs humanóides tem acelerado.

O documento revela ainda que a China acumulou um número de conquistas de patentes nas direções técnicas de modularização e reconstrução de robôs, planejamento e controle multitarefa e percepção de informações e navegação.

O vice-presidente e secretário-geral do Instituto de Eletrônica da China, Chen Ying, destacou as expectativas do setor de robótica da China.

“A tecnologia da indústria de robôs promoverá avanços inovadores na integração de tecnologia interdisciplinar, com cenários de aplicação continuando a expandir, e os grandes modelos de linguagem servirão como o ‘cérebro’ inteligente dos robôs.”

A Conferência Mundial de Robótica 2023 foi aberta em Pequim nesta quarta-feira (16) e prossegue até 22 de agosto no Centro Internacional de Exposições e Convenções Pequim Etrong.

O evento conta com fóruns, exposições e competições. Na seção de exposição, mais de 140 empresas de robótica nacionais e internacionais mostrarão quase 600 produtos.

Mais de 50 novos produtos estão fazendo sua estreia na exposição deste ano, marcando o maior número de lançamentos na história do evento.

Diário do Povo

Postado em 19 de agosto de 2023