Relatório da ONU alerta para aquecimento do planeta de até 3ºC

Os governos continuam a falar no combate contra a ebulição global, e o planeta ruma para um aquecimento de até 3ºC, de acordo com novo Relatório Anual de Lacuna de Emissões 2023, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Unep/ONU), divulgado nesta segunda-feira (20/11).
“Os compromissos atuais no âmbito do Acordo de Paris colocam o mundo no caminho para um aumento da temperatura de 2,5ºC a 2,9ºC acima dos níveis pré-industriais neste século, apontando para a necessidade urgente de uma maior ação climática”, alerta o documento da Unep/ONU.

O relatório demonstra ainda que, em vez de reduzir as emissões (conforme acordado por 196 países em Paris, em 2015), o número aumentou. O registro seria de um recorde de 57,4 gigatoneladas de dióxido de carbono.

Uma mudança no cenário só seria possível se os países reduzissem quase que totalmente a produção e o uso do carvão até 2040, bem como do petróleo e gás em até dois quartos, até 2050, de acordo com o relatório.

Nas redes sociais, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterrez, associou as conclusões do documento a um “desfiladeiro repleto de promessas, vidas e recordes [de temperatura] quebrados”. “A tendência [apresentada] leva nosso planeta a um aumento de temperatura de 3ºC”, compartilhou Guterrez, em suas redes sociais, nesta segunda-feira (20/11).

“O relatório mostra que a lacuna de emissões se assemelha mais a um desfiladeiro, repleto de promessas, vidas e recordes quebrados“, completou.

O Acordo de Paris, assinado em 2015 por 196 países, previa que o planeta aquecesse em até 1,5ºC. Nesse contexto, seria preciso reduzir em até 42% as emissões de gases de efeito estufa até 2030. O Brasil, que faz parte do acordo, havia se comprometido em cortar 37% das emissões até 2025.

O assunto deve tomar o palco da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023 (COP-28) neste ano, que ocorre em Dubai, e da qual o Brasil participa.

Metrópoles

Postado em 21 de novembro de 2023