Quem é George Santos, deputado filho de brasileiros expulso do Congresso dos EUA

O deputado George Santos (Republicanos), filho de brasileiros, teve o mandato cassado pela Câmara dos Representantes dos Estados Unidos nesta sexta-feira (º). Ele está sendo investigado pela Justiça americana e é acusado de mentir sobre seu currículo.

Com a decisão, ele se torna apenas o sexto parlamentar a ser expulso da casa legislativa na história. A resolução exigia uma maioria de dois terços dos votos para ter sucesso e recebeu 311 votos a favor e 114 contrários.

Um relatório recente do Comitê de Ética apontou diversas irregularidades e crimes financeiros nos quais o político está envolvido. Santos teria usado dinheiro de campanha para aplicar botox, comprar roupas de grife, viajar e pagar assinaturas do Onlyfans – rede social com conteúdo erótico.

Santos responde a 23 acusações de corrupção. Em maio, ele chegou a ser preso por fraude eletrônica e lavagem de dinheiro. Além de mentir no currículo durante a eleição do ano passado.

George Santos
George Santos foi eleito em 2022 para a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, sendo o primeiro parlamentar declaradamente gay do Republicano.

Um fiel apoiador do ex-presidente Donald Trump, ele se colocou como candidato republicano nada tradicional: jovem, descendente de imigrantes nascido em uma “família pobre” no Queens e homossexual. Ele, porém, disse rejeitar rótulos, afirmando que isso não “faria diminuir os impostos dos impostos”.

O republicano passou a ser pressionado a renunciar ao cargo desde que surgiu a informação de que ele teria mentido no currículo. No final de dezembro, ele admitiu as mentiras durante entrevista ao jornal americano New York Post.

O histórico acadêmico de George Santos foi questionado no início de dezembro do ano passado, após o jornal New York Times divulgar suspeitas sobre o local onde o deputado cursou a faculdade e antigos trabalhos em empresas importantes do centro financeiro de Wall Street, em Nova York.

Em janeiro deste ano, o partido Republicano pediu a renúncia imediata de George Santos por meio de um requerimento durante pronunciamento do presidente do comitê republicano do condado de Nassau, Joseph Cairo. Ele afirma que as mentiras de Santos foram longe demais e envergonharam a Câmara dos Representantes.

Pirâmide financeira
George Santos teria convencido pelo menos uma pessoa a fazer investimento de valor de seis dígitos em uma empresa com sede na Flórida. Segundo a Comissão de Valores Mobiliários do país, é um esquema de pirâmide financeira. A informação foi divulgada pelo jornal americano The Wall Street Journal.

Santos foi contratado em 2020 para levantar capital para a empresa Harbour City Capital, e conseguiu pelo menos um investimento significativo de um investidor rico. Porém, quando o investimento falhou em entregar os retornos prometidos, ele tentou tranquilizar o investidor ao dizer que havia levantado pessoalmente quase US$ 100 milhões e investido o dinheiro de sua própria família.

A Harbor City disse em um comunicado à imprensa de 2020 que George Santos atuou como diretor regional de seu escritório na cidade de Nova York e iria representar a empresa em escritórios familiares nacionais e internacionais, investidores institucionais e clientela de alto patrimônio líquido.

Segundo o The Wall Street Journal, Santos não divulgou nenhuma receita da empresa Harbor City nos formulários de divulgação financeira que os candidatos federais são obrigados a preencher quando concorrem a um cargo.

Enriquecimento rápido
O jornal The New York Times também divulgou dúvidas sobre o funcionamento da associação de proteção animal Friends of United Animals, que teria sido criada pelo republicano, e considera ainda que sua empresa de consultoria financeira, a Devolder Organization, seria “uma espécie de mistério”.

Na sua declaração de contas apresentada em setembro à Câmara dos Representantes, Santos garantiu que a empresa o pagou um salário de 750 mil dólares (quase R$ 4 milhões) e dividendos entre 1 milhão e 5 milhões de dólares.

Santos afirmou que conseguiu uma educação boa fornecida pelos Estados Unidos, e disse ter construído “uma carreira respeitável” no setor financeiro, e que agora procurava se dedicar ao serviço público.

Brasil
O jornal americano também descobriu registros de que Santos teria sido alvo de uma investigação criminal no Brasil em 2008, pelo fato de ter, verificado, usado cheques adquiridos para comprar artigos em uma loja de roupas em Niterói. À época, ele tinha 19 anos. Segundo o jornal, o caso não avançou porque o acusado nunca foi comparado ao tribunal.

Drag Queen
George Santos atuava como drag queen no Brasil em 2008, a informação foi divulgada pela drag queen Eula Rochard. Santos é o primeiro deputado abertamente gay a ser eleito pelo partido Republicanos.

Eula Rochard confirmou a informação à agência de notícias Reuters. Segundo ela, conheceu Santos em 2005, durante a primeira parada do orgulho LGBTQIA vetido como drag queen, em Niterói, no Rio de Janeiro. Em 2008, ele teria participado de um concurso de drag.

Segundo a Reuters, outra pessoa também teria confirmado a informação, porém não quis se identificar. A drag Eula Rochard compartilhou nas redes sociais recortes de jornais e fotos, onde afirma que é o deputado republicano.

O parlamentar eleito pelo estado de Nova York está envolvido em uma série de polêmicas desde as eleições de meio de mandato, como as mentiras em currículo divulgadas pelo The New York Times – posteriormente confirmado por ele durante entrevista ao New York Post. Por conta disso, deputados republicanos pediram a renúncia do político. O jornal The Wall Street Journal revelou, também, que Santos teria participado de esquema de pirâmide financeira.

Após a repercussão na mídia, George Santos negou ter sido drag queen e diz ser contra concursos de drag. Ele declarou que a informação é uma “obsessão” da imprensa. “A mídia continua a fazer afirmações ultrajantes sobre minha vida enquanto estou trabalhando para entregar resultados”, informou nas redes sociais. Ele declarou que não vai ser distraído e nem perturbado por essa nova repercussão no noticiário.

BAND

Postado em 2 de dezembro de 2023