PF intima Jair Bolsonaro a depor em investigação que apura Golpe de Estado

A Polícia Federal (PF) intimou nesta segunda-feira (19) o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a prestar depoimento na investigação que apura a tentativa de Golpe de Estado. O advogado Paulo Cunha Bueno confirmou a informação, inicialmente, ao g1.

As autoridades planejam escutar Bolsonaro na próxima quinta-feira (22), mas a defesa planeja adiar o depoimento.

Pelas redes sociais, o assessor de Bolsonaro, Fábio Wanjgarten, disse que a defesa trabalha com “as devidas providências a fim de assegurar ao Presidente toda a ampla defesa prevista constitucionalmente”.

Bolsonaro foi alvo de uma busca e apreensão no dia 8 de fevereiro. A PF deflagrou a operação “Tempus Veritatis” – “hora da verdade”, também tem como alvos ex-ministros e ex-assessores do político por tentarem dar um golpe de Estado no país e invalidar as eleições de 2022, em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) saiu vitorioso.

As autoridades encontraram uma cópia de um vídeo de uma reunião ministerial, onde ele diz que os ministros não devem esperar o resultado das eleições para agir. Além disso, um documento com conteúdo golpista estava no gabinete de Bolsonaro na sede do PL.

Desde o início da operação, a defesa afirma que Bolsonaro nunca disse explicitamente em golpe e jamais compactou com essa ideia.

TV Cultura

Postado em 19 de fevereiro de 2024