Petrobras lança seleção de R$ 250 milhões para projetos culturais

A Petrobras lançou nesta 6ª feira (23.fev.2024) um novo edital para patrocínio de projetos culturais no Brasil com valor de R$ 250 milhões. O montante é o maior já destinado pelo estatal para uma área. As inscrições podem ser feitas até 8 de abril na plataforma da companhia.

A nova edição da Seleção Petrobras Cultural foi anunciada em evento realizado no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro. Participaram da cerimônia o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates , e a ministra da Cultura, Margareth Menezes .

Poderão participar da seleção propostas de programação de espaços culturais, espetáculos artísticos, exposições, produção de filmes, manutenção de grupos artísticos, projetos digitais, festivais temáticos diversos, festas regionais e outros, num total de 10 tipos diferentes de ações de patrocínio.

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, afirmou que o novo edital foi construído em parceria com o Ministério da Cultura e com a Secom (Secretaria de Comunicação) da Presidência. Ele defendeu a aplicação de recursos na cultura como um investimento necessário.

“Cada real investido em apoio à cultura traz R$ 1,60 de retorno para a economia do Brasil. Isso não é gasto, não é patrocínio gratuito, não é benéfico. Isso é investimento. Porque nós pensamos no poder transformador da cultura” , afirmou durante o evento.

Somado a outro edital cultural em andamento, no valor de R$ 150 milhões, o total destinado ao setor pela estatal de petróleo chegará a R$ 400 milhões. Segundo Prates, em 2022, no último ano da gestão de Jair Bolsonaro (PL), a companhia destinou R$ 27 milhões para o segmento.

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, disse que a retomada do apoio à Petrobras à cultura vai alavancar o setor no país. “Um povo que tem uma cultura forte e aprende a valorizar e consumir a sua cultura é um povo que tem autonomia e envergadura de poder diante do mundo” , disse.

Os projetos deverão ser inscritos ou se inscreverem na Lei Rouanet ou Lei do Audiovisual, o que poderá ser feito depois da divulgação do resultado do processo seletivo, previsto para julho.

Podem se inscrever pessoas jurídicas com CNPJ válido, de natureza cultural com ou sem fins lucrativos. Não serão aceitas inscrições de pessoa física, MEI (microempresa individual), ou empresa individual. A realização dos projetos deve ser proposta com início de 21 de agosto de 2024 a 20 de agosto de 2025, tendo duração máxima de 1 ano. A exceção são os longas-metragens, que devem indicar como dados iniciais a previsão de lançamento nos cinemas ou em streaming .

Pelas novas regras, a comissão julgou atribuirá classificação adicional a projetos das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e projetos com ações em pelo menos 3 regiões brasileiras. Cada região receberá pelo menos 15% do valor total da seleção. Todos os Estados deverão ser locais de realização de atividades de pelo menos 2 projetos.

Também há uma reserva de 25% das vagas para projetos propostos, liderados, ou que apresentam como tema principal: mulheres, pessoas negras, povos indígenas, comunidades tradicionais (inclusive de terreiros e quilombolas), populações nômades e povos ciganos, população LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência e membros de outros grupos em situação de vulnerabilidade.

Poder 360

Postado em 24 de fevereiro de 2024