Oito dos 49 veículos multados em bloqueios bolsonaristas no RN pertencem a empresas privadas.

Dentre os 49 veículos multados entre 30 de outubro e 14 de dezembro de 2022, em bloqueios bolsonaristas nas estradas federais que passam pelo Rio Grande do Norte, pelo menos oito pertencem a empresas privadas, que vão desde transporte de cargas, locação de veículos, postos de combustíveis e instituições bancárias, até o comércio de frutas.

Pelo levantamento, realizado através dos dados obtidos através da Lei de Acesso à Informação (LAI) pelo portal Brasil de Fato e disponíveis na plataforma Consulta E-SIC, foi possível identificar a Movida Locação de Veículos, uma empresa com lojas em todo país e filiais em Natal (no Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante e em Ponta Negra) e Mossoró, no caso do Rio Grande do Norte.

Também foi identificada a participação nos bloqueios da empresa Vamos Locação de Caminhões Máquinas e Eq., especializada na locação de veículos para transporte de carga pesada, que teve dois veículos multados em bloqueios de estradas federais no estado. Também foram registradas multas território potiguar em um veículo da transportadora Transaguiar e do banco Santander.

A empresa J M L Diniz Com de Derivados de Petróleo, nome fantasia de um posto de combustíveis em Parnamirim, também teve um veículo multado, assim como a Maf Comércio de Frutas Eireli, microempresa localizada em Açu com capital social de R$ 110.000,00.

Outra empresa multada por participar de bloqueios em estradas federais que passam pelo RN foi a Settrans Setubal Transportes LTDA, uma transportadora de carga perigosa com sede em Pernambuco e capital social de mais de um milhão e meio de reais (R$ 1.620.000,00)

Também foram registradas multas a um veículo que pertence à Prefeitura de Caicó e a um ônibus escolar que estava registrado em nome da Secretaria Estadual de Educação, Esporte e Lazer, mas que de acordo com o órgão, foi doado ao município de Jandaíra, mesma cidade onde foi registrada a multa, como parte do programa de Transporte Escolar.

Com isso, dos 49 veículos multados em estradas federais no RN, oito são de empresas privadas, dois pertencem a órgãos públicos e 39 estão registrados em nome de pessoas físicas. O levantamento foi realizado com informações conseguidas pelo portal Brasil de Fato, mas a contagem de veículos envolvidos nos atos de bloqueios bolsonaristas no Rio Grande do Norte foi realizado pela Agência Saiba Mais.

Entre o fim de outubro e o início de novembro, o RN teve, pelo menos, três tentativas de bloqueios em estradas nas cidades de Mossoró, Itajá e Parnamirim. Na época, foi preciso acionar a Tropa de Choque para liberar a via, segundo a PRF.

Saibamaisjor

Postado em 11 de janeiro de 2023