Mulher de 70 anos dá à luz gémeos no Uganda

Uma mulher de Uganda, de 70 anos, deu à luz gêmeos após engravidar por meio de tratamento de fertilização in vitro, informou o hospital onde ela recebeu o tratamento.

Assim, Safina Namukwaya tornou-se a mulher mais velha a dar à luz na África depois de dar à luz uma menina e um menino na tarde de quarta-feira, 29, conforme informado pelo Women’s Hospital International and Fertility Centre, na capital ugandense, Kampala.

Os profissionais de saúde no hospital afirmaram que a mãe e seus dois bebês estão indo bem após o parto por cesariana. “Esta história não é apenas sobre sucesso médico, mas sobre a força e a resiliência do espírito humano”, disse o hospital.

Namukwaya disse ao canal NTV que este foi seu segundo parto em três anos, depois de dar à luz uma menina chamada Sarah em 2020. A mãe relatou ter enfrentado algumas complicações e dificuldades durante a gravidez, incluindo o abandono do pai de seus filhos.

“Os homens não gostam de ouvir que você vai ter mais de um filho”, diz Namukwaya. “Mesmo depois de eu ser internada, meu homem nunca apareceu.” Namukwaya afirmou que no passado sofreu abortos espontâneos, perdeu o marido na década de 1990 e enfrentou estigma
em sua comunidade por não ter filhos.

Namukwaya revelou após o nascimento de sua primeira filha que havia sido julgada por não ter filhos depois de 40 anos de tentativas. “Muitas pessoas me julgaram e me insultaram por ser estéril, mas decidi deixar tudo para Deus, que finalmente respondeu às minhas orações”, disse ela logo após o nascimento de sua primeira filha.

Embora o caso de Namukwaya seja raro, não é a primeira vez que uma mulher dá à luz em uma idade mais avançada. Em 2019, Erramatti Mangayamma, da Índia, deu à luz gêmeos por meio de fertilização in vitro aos 74 anos, tornando-se a mãe mais velha do mundo.

bbc

Postado em 1 de dezembro de 2023