MORRE FERNANDO FILIZOLA FUNDADOR DO QUINTETO VIOLADO E AUTOR DA MÚSICA SANT’ANA

“Todo ano tem / Uma festa famosa na região / Todo ano tem / É a Festa de Sant’Ana / Padroeira do sertão”… Essa é a abertura da música Sant’Ana, de Quinteto Violado, uma das canções mais executadas no mês de julho em Caicó. Seu compositor, Fernando Filizola, morreu na noite desse domindo (19), aos 76 anos.

O músico e compositor, natural de Limoeiro, no Agreste de Pernambuco, foi um dos fundadores do Quinteto Violado, grupo pernambucano formado em 1970 que apresentava temas do folclore nordestino. Antes disso, ele foi músico do grupo The Silver Jets, ao lado de outros colegas como Reginaldo Rossi.

Nessa época, de passagem por Natal, Fernando Filizola conheceu Maria Gorette, currais-novense e aluna do Colégio Imaculada Conceição, com quem se casou anos depois. Antes de vir morar no Rio Grande do Norte, o músico ficou dividido entre São Paulo e João Pessoa, mas aproveitava todas as folgas para vir a Natal.

“Era bom demais curtir a Lagoa de Extremoz, a praia de Graçandu, o Seridó. Sempre adorei o Rio Grande do Norte (…) A primeira vez que estive no Seridó era Festa de Santana. Fiquei com aquelas imagens guardadas, que inspiraram uma música que fiz para o primeiro disco do Quinteto Violado. Vez por outra volto por lá, para acompanhar a festa e rever os parentes”, destacou Fernando em reportagem a TN Família, da Tribuna do Norte (2019).

Filizola foi o compositor de “Palavra acesa”, música que fez parte da trilha sonora da novela “Renascer”, da TV Globo, para o personagem Tião Galinha, com Osmar Prado.

O fundador de Quinteto Violado estava internado dede a semana passada para se submeter a uma cirurgia no pulmão. Durante o procedimento, teve uma parada cardiorrespiratória e não resistiu. O velório e enterro do compositor ocorrem nesta segunda (20), no Cemitério Morada da Paz, em Parnamirim-RN.

G1

Postado em 20 de março de 2023