Lula terá reunião por Mantega na presidência da Vale

O presidente Lula discutirá, na próxima terça-feira (30), a indicação para a presidência da mineradora Vale. A reunião será com representantes do Ministério de Minas e Energia, Banco do Brasil e a Caixa de Previdência dos Funcionários do BB (Previ).
No dia 31 de janeiro, o Conselho de Administração da Vale se reúne para decidir se o atual CEO da empresa, Eduardo Bartolomeo, será mantido no cargo.

A Previ tem dois dos 13 assentos no conselho, que decide não apenas quem comanda o conselho em si, mas também o seu presidente. O governo federal perdeu a maioria do colegiado na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro.

O porcentual de ações sob influência da União caiu de 26,5% em 2019 para 8,6% no fim de 2022, sob Paulo Guedes, no Ministério da Economia. A Vale foi transformada em uma “Corporation”.

O presidente Lula quer ver na presidência da Vale o economista Guido Mantega, ex-ministro da Fazenda e do Planejamento nos governos do PT. Em último caso, Lula poderia determinar à Previ que ceda uma de suas duas vagas no Conselho para Mantega.

BAND

Postado em 26 de janeiro de 2024