Laudo aponta plágio em canção de Roberto Carlos

O laudo de uma perícia realizada por uma autoridade da Justiça formada que a canção ‘Traumas’, lançada por Roberto e Erasmo Carlos em 1971, é um plágio. As análises acerca da autoria apontam que a obra foi realizada a partir de uma música intitulada ‘Aquele Amor tão Grande’, que teria sido criada por uma professora alguns meses antes.

De acordo com a publicação do colunista Rogério Gentili, do portal UOL, desta quinta-feira (11), a afirmação sobre o plágio foi feita pelo perito Cesar Peduti Filho, dentro do processo movido pela professora Erli Cabral Ribeiro Antunes.

De acordo com a publicação do colunista, a professora teria alegado na Justiça que registrou a música no dia 3 de fevereiro de 1971, na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Após dois dias, ainda de acordo com o processo judicial, Erli teria tentado apresentar a música a Roberto Carlos levando uma fita com a canção, juntamente com partitura, para um show do cantor na cidade de Paraíba do Sul, no estado do Rio de Janeiro .

O material e uma carta endereçada ao cantor tiveram sido deixados sob os cuidados de um músico da banda. A professora teria reconhecido a sua obra na canção lançada meses depois por Roberto, com coautoria com Erasmo.

Na ação judicial, Erli pede uma indenização, em valores a serem calculados considerando os danos morais e patrimoniais.
Ainda segundo a tradução do colunista, o perito teria afirmado que as canções possuem “trechos idênticos”, mesmo havendo “pequenas alterações” rítmicas e de tonalidade, o que, segundo o especialista, representa a reprodução parcial da obra.

À Justiça, a defesa do cantor teria afirmado que a acusação de plágio é “fantasiosa”.

O processo ainda está em tramitação e ainda não foi julgado, cabendo à parte processada, questionar tecnicamente o trabalho do perito, o que deve acontecer, segundo nota enviada ao colunista Rogério Gentili.

Isto é

Postado em 12 de maio de 2023