Javier Milei diz que Argentina irá emitir notas de 20 mil e 50 mil pesos

O Banco Central da Argentina irá emitir notas de 20 mil e 50 mil pesos, informou o presidente argentino, Javier Milei, em entrevista ao jornal local La Nacion, publicada nesta quarta-feira (27).
“É uma tortura lidar com as notas”, disse Javier Milei. “Imagina que você tem que fazer um pagamento em dinheiro e precisa carregar um monte de papel, o que basicamente coloca um rótulo na sua testa dizendo ‘roube aqui’. É óbvio que você está carregando dinheiro”, completou.
Na entrevista, Milei declarou que a ausência de cédulas “dificulta transações e gera muitos custos”. “Entendo que os kirchneristas tenham usado essa artimanha para tentar desacelerar a circulação do dinheiro, mas nós, como parte de nosso programa fiscal, monetário e cambial, fechamos a torneira monetária, tanto no plano das Leliqs quanto no plano do déficit fiscal”, destacou.

Milei garantiu que “a quantidade de dinheiro só irá circular” quando a administração comprar dólares. “Se você tirar o que acontece no setor cambial, a quantidade de dinheiro seria fixa. Aí está a âncora: você fecha a torneira do Banco Central, fecha a torneira do Tesouro e aí a quantidade de dinheiro não cresce”, explicou.

Javier Milei não informou quando as novas notas começarão a ser emitidas. Além disso, o Banco Central da Argentina ainda não se pronunciou sobre o anúncio do presidente argentino.

BAND

Postado em 28 de dezembro de 2023