Idosas realizam sonho e aprendem a dançar ballet após os 60 anos

Seis senhoras, com idades entre 63 e 80 anos, superaram as dificuldades que apareceram em seus caminhos e correram atrás dos seus sonhos, ou melhor, dançaram. O Projeto Ballet Para Melhor Idade reúne mulheres que foram impedidas de dançar, é o que explica a professora do grupo, Raquel Pinheiro.

“Muitas delas tinham o desejo de fazer ballet quando jovens, mas não tinham condições ou até mesmo os pais tinham preconceito por ser algo artístico”, conta a professora. “Fico muito feliz em dar as aulas, sei que estou realizando sonhos “, complementa Raquel, que é formada pela Escola de Ballet Goretti Quintela.

O projeto começou em 2013, sendo realizado no Studio de Danças Raquel Pinheiro, em Maracanaú. De acordo com Raquel, outras senhoras já passaram pela escola, “uma já faleceu e outras saíram”. A professora conta que o sentimento entre ela e as alunas é de fraternidade.

Verônica Uchôa, De Jesus Santiago, Roneir Monteiro, Maria das Dores Lauriano, Marizete e De Jesus são as atuais estudantes do Studio. O grupo já se apresentou no TJA, no festival internacional de dança de Fortaleza; no teatro Dragão do Mar; na Câmara dos vereadores de Maracanaú e no São João de Maracanaú.

“Elas são responsáveis, amáveis e verdadeiras. As vezes me dão um pouquinho de trabalho pois são como crianças, ficam ‘arrengando’ uma com a outra, mas consigo controlar”, afirma a profissional. Raquel pontua que as aulas são como “uma terapia” para elas.

🗓️ APRESENTAÇÃO

Elas se apresentarão, nesta terça-feira (3), às 9h e 15h, no Centro Cultural Dorian Sampaio, Maracanaú. A apresentação terá 3 coreografias: Tango (clássico livre), Damas da corte(Ballet clássico) e uma coreografia com a música de Carmem Miranda. O momento é aberto ao público e as escolas municipais irão assistir.

Jornal Jangadeiro

Postado em 4 de abril de 2023