Filha de Eduardo Cunha contrata ex-patrão para trabalhar na Câmara

A deputada Dani Cunha, do União Brasil do Rio de Janeiro, emprega o publicitário para quem trabalhou no período em que o seu pai, Eduardo Cunha, presidiu a Câmara dos Deputados.

Dani e o publicitário Michell Yamasaki Verdejo eram figuras carimbadas nos corredores da Câmara no segundo semestre de 2015. Cunha, à época, era um dos homens mais poderosos da República, e Verdejo mantinha uma empresa que ofertava serviços de assessoria para políticos.

A dupla visitava os gabinetes de parlamentares aliados a Cunha para falar sobre os trabalhos que prestavam. O jornalista Evandro Ébolli chegou a questionar Dani sobre possíveis conflitos de interesse. “Não tem nada ilegal”, declarou ela. “Recebo salário e prospecto trabalhos.”

Michell está no gabinete de Dani desde o primeiro dia do mandato. Ele recebe um salário bruto de R$ 16.640 para exercer o cargo de secretário parlamentar SP25. Entre novembro de 2019 e dezembro de 2022, Michell trabalhou para o deputado Cezinha de Madureira, do PSD de São Paulo.

Em tempo: alguns deputados que contrataram os serviços de Dani e Michell permanecem na Câmara oito anos depois. Entre eles estão Hugo Motta, do Republicanos da Paraíba, André Fufuca, do PP do Maranhão, e Danilo Forte, do União Brasil do Ceará. Motta e Fufuca são líderes das bancadas dos seus partidos, enquanto Forte tem posição destacada no União — ele será o relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias.

Metropoles

Postado em 3 de julho de 2023