Empresas estão sendo autuadas por inconsistência dos dados do eSocial

A última fase (SST) do eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas), criado pelo governo federal, entrou em vigor no mês de janeiro de 2022. Contudo, somente em janeiro de 2023 os envios digitais das informações relacionadas à saúde e segurança do trabalho (SST) passaram ser a única forma legal de comunicação com a Previdência Social.

O foco da Receita Federal nesse momento é o recolhimento da contribuição adicional ao RAT (Riscos Ambientais do Trabalho), visto que, desde janeiro de 2022, as empresas precisam esclarecer, através do sistema pelo evento S-2240, se o colaborador esteve exposto a agentes nocivos e se essa exposição viabiliza a necessidade de recolhimento de um valor extra para financiar a aposentadoria especial.

Muitos empresários ainda não se atualizaram e nem cumpriram com os prazos e eventos de 2023 exigidos pela plataforma, e agora correm o risco de sofrerem com a fiscalização automática da Receita Federal.

Diante do fato alarmante, surge a necessidade de contar com uma empresa que cuide de todas as demandas regulamentarias dos estabelecimentos, evitando danos e prejuízos futuros.

g1

Postado em 8 de setembro de 2023