Em conferência, Lula questiona se PT está “falando o que o povo quer ouvir”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma crítica ao Partido dos Trabalhadores durante discurso na Conferência Eleitoral de 2024, organizada pela sigla, na noite desta sexta-feira (8/12). O chefe do Executivo destacou a perda de credibilidade do PT em meio aos eleitores, o que refletiu no baixo número de parlamentares petistas eleitos no pleito de 2022.

No discurso, Lula fez uma provocação aos candidatos às eleições municipais do próximo ano e questionou se o partido está “falando aquilo que o povo quer ouvir”. “Será que estamos convencendo o povo brasileiro das nossas verdades?”, disse o presidente.

Lula defendeu que os colegas de partido busquem uma aproximação com o povo e com grupos que deixaram de se identificar com o discurso da sigla. O presidente pediu que os candidatos de 2024 busquem estabelecer um diálogo com os evangélicos e com o agronegócio. “Nós precisamos aprender a construir um discurso para falar com essa gente”, declarou.

O presidente ainda defendeu que o PT “volte a ser o que era no passado” para recuperar a “credibilidade”. Lula falou que os candidatos precisam retomar o trabalho de base, com um contato mais direto com o eleitorado, nas ruas. A gente tem condições de ter candidato a prefeito, não precisa ser em condições de ganhar, porque uma candidatura não é importante só quando se ganha, pode perder e você construir a base para vitória no ano seguinte”, afirmou.

“É preciso que a gente tenha coragem de escolher o melhor (candidato), não poder ser as briguinhas internas do partido, a gente tem que escolher o melhor, o melhor que vai defender o partido, o melhor que vai defender as pautas do governo”, aconselhou. Para Lula, as eleições de 2024 servirão “para a gente aprender a discutir nas cidades” e abrir caminho para o pleito de 2026.

O evento organizado pelo PT foi realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, e reuniu deputados federais e estaduais membros da sigla, ministros, apoiadores e militantes. A Conferência marcou o início da campanha para as eleições municipais.

Correio Braziliense

Postado em 12 de dezembro de 2023