Dino desmente deputado sobre ações no JusBrasil e compara caso com terraplanismo.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB-MA), confrontou a afirmação do deputado André Fernandes (PL-CE) que o acusou de responder a 277 processos na Justiça, segundo o JusBrasil. O chefe da pasta participou da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara nesta terça-feira (28/3).

Durante a audiência da CCJ, o ex-governador do Maranhão declarou que “nunca respondeu a nenhum processo judicial” e foi indagado pelo deputado federal André Fernandes sobre supostos processos que aparecem em nome do ministro após uma busca realizada na plataforma JusBrasil.

“Não acredito que tenha sido de mau gosto, talvez simplesmente não lembre porque, enfim, foram poucas as vezes. O senhor acabou de falar que não responde a nenhum processo e no JusBrasil diz que o senhor responde a 277 processos. Mas são poucos, eu acredito que tenha esquecido”, afirmou o deputado Fernandes.

Em resposta ao parlamentar, Dino declarou que irá “contar para os alunos como piada” e em seguida explicou que os resultados que aparecem na pesquisa no JusBrasil não são referentes apenas aos processos nos quais o cidadão é réu.

A situação provocou uma crise de risos em Ricardo Cappelli, secretário-executivo do Ministério da Justiça e ex-interventor da Segurança Pública do Distrito Federal. Ele estava sentado logo atrás de Dino e não se segurou diante da resposta do chefe. A reação de Cappelli viralizou nas redes sociais.

JusBrasil
O JusBrasil é um plataforma não oficial direcionada para a consulta jurídica e o acompanhamento de processos reais.

A ferramenta coleta, organiza e divulga informações sobre processos, leis e decisões judiciais. Para advogados, o JusBrasil oferece serviços pagos para consulta jurídica.

Metropoles

Postado em 29 de março de 2023