“Deus nos ama como somos”, diz papa Francisco a mulher trans

Durante a participação em um podcast do Vaticano nesta terça-feira (25/7), o Papa Francisco disse a uma jovem trans que “Deus nos ama assim como somos”. O pontífice estava respondendo perguntas enviadas via áudio por jovens, entre eles, Giona, uma jovem italiana de 20 anos que disse estar “dividida pela dicotomia entre a fé católica e a identidade transgênero”.

“Cultivar uma fé que sentisse ser verdadeiramente minha me ajudou a me aceitar no meu corpo com deficiência, atípico, a não me sentir nunca verdadeiramente só, nem mesmo nas dificuldades, porque sei que quem me conhece desde sempre jamais me entregaria uma cruz pesada demais para os meus ombros”, disse a mulher no áudio.

“Quando tomei consciência de ser uma pessoa trans, teria preferido muito não acreditar. E aquele corpo maravilhoso e perfeito que é obra Dele? Me sentia arrasado pela dicotomia entre a fé e a identidade transgênero, braços do mesmo corpo, o meu”, adicionou.
As informações e transcrições do áudio são do portal italiano Tgcom24 .

Ao escutar o áudio, Francisco declarou que “Deus nos ama como somos”. “O Senhor sempre caminha conosco, sempre. O Senhor não tem desgosto por nenhum de nós. Mesmo nos casos em que somos pecadores, ele se aproxima para nos ajudar. O Senhor não tem desgosto pelas nossas realidades, nos ama como somos. E esse é o amor louco de Deus”, disse o papa ao responder o questionamento da jovem incentivando-a em outro trecho a não desistir e seguir em frente.

O responsável pelo Popecast é o site oficial de notícias Vatican News , e segundo o portal, os jovens não sabiam inicialmente que seus áudios seriam ouvidos pelo Papa. O episódio teria sido pensado com o intuito de convidar os jovens a participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), marcada para acontecer entre os dias 1º e 6 de agosto, em Lisboa.

ESTADO DE MINAS

Postado em 26 de julho de 2023