Desistência de Biden é “prova de amor” aos EUA, diz Barack Obama

O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama publicou um comunicado na tarde deste domingo (21) no qual classificou como “prova de amor” ao país a decisão de Joe Biden de renunciar à candidatura à reeleição.
“Sei que Joe nunca desistiu de uma briga. Para ele, olhar para o cenário político e decidir que deveria passar a tocha para um novo candidato é certamente um dos momentos mais difíceis de sua vida. Mas sei que ele não tomaria esta decisão a menos que acreditasse que era certa para a América. É uma prova do amor de Joe Biden pelo país – e um exemplo histórico de um servidor público genuíno que mais uma vez coloca os interesses do povo americano à frente dos seus próprios, que as futuras gerações de líderes farão bem em seguir”, escreveu Obama, que, assim como Biden, é filiado ao partido Democrata.

Biden foi classificado pelo ex-presidente como “um dos presidentes mais importantes da América” e um “patriota do mais alto nível”. Segundo o ex-presidente, Biden “ajudou a acabar com a pandemia [da Covid-19], criou milhões de empregos, reduziu o custo dos medicamentos prescritos, aprovou a primeira grande legislação sobre segurança de armas em 30 anos, fez o maior investimento da história para enfrentar as mudanças climáticas e lutou para garantir os direitos dos trabalhadores”.

“A nível internacional, restaurou a posição da América no mundo, revitalizou a Otan [Organização do Tratado do Atlântico Norte] e mobilizou o mundo para se levantar contra a agressão russa na Ucrânia”, destacou.

“Mais do que isso, o presidente Biden afastou-nos dos quatro anos de caos, falsidade e divisão que caracterizaram a administração de Donald Trump. Através das suas políticas e do seu exemplo, Joe lembrou-nos quem somos no nosso melhor: um país comprometido com valores antiquados como a confiança e a honestidade, a bondade e o trabalho árduo; um país que acredita na democracia, no Estado de direito e na responsabilização; um país que insiste que todos, independentemente de quem sejam, têm voz e merecem uma oportunidade de uma vida melhor”, continuou o ex-presidente.

Para Obama, esse “excelente histórico” deu a Biden “todo o direito de concorrer à reeleição e terminar o trabalho que iniciou”. “Joe entende melhor do que ninguém o que está em jogo nesta eleição – como tudo pelo que ele lutou ao longo de sua vida, e tudo o que o Partido Democrata representa, estará em risco se permitirmos que Donald Trump volte à Casa Branca e dermos aos republicanos o controle do Congresso.”

“Estaremos navegando em águas desconhecidas nos próximos dias. Mas tenho uma confiança extraordinária de que os líderes do nosso partido serão capazes de criar um processo do qual emerja um candidato notável”, escreveu o democrata.

“Por enquanto, Michelle e eu queremos apenas expressar o nosso amor e gratidão a Joe e Jill por nos liderarem com tanta habilidade e coragem durante estes tempos perigosos –e pelo seu compromisso com os ideais de liberdade e igualdade em que este país foi fundado”, finalizou o ex-presidente.

CNN

Postado em 22 de julho de 2024