Datena se filia ao PSB em evento com Alckmin, ministro de Lula e Tabata

O apresentador José Luiz Datena se filiou ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), nesta terça-feira, na sede da sigla, em Brasília. Datena se desfiliou do PDT neste ano, e desde então, é cotado para o cargo de vice da deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) na disputa à prefeitura de São Paulo nas eleições de 2026.
O evento contou com a presença de políticos influentes do partido, como o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, o ministro da Microempresa, Márcio França, a deputada federal Tabata Amaral, o prefeito de Recife João Campos e o presidente nacional da legenda, Carlos Siqueira.

Até novembro deste ano, Datena era filiado ao PDT, mas abandonou a legenda após convite da deputada federal Tabata Amaral para disputar a prefeitura de São Paulo como vice. A parlamentar estava ao seu lado durante o evento.

—Decidi esperar o momento certo em que aparecessem as pessoas corretas para que eu pudesse disputar uma eleição — disse Datena durante a cerimônia.

No início de dezembro, o ministro Márcio França, presidente estadual do PSB em São Paulo compartilhou uma foto ao lado do apresentador.

“Fogo no parquinho! Vai ser: ‘só no nosso SP!’”, escreveu o ministro pelas nas redes sociais, em referência a um bordão do apresentador.

Nesta terça, o vice-presidente Alckmin também comemorou a chegada do jornalista ao partido.

“Urgente, urgente‼️ Essa é a grande realidade: ele chegou. José Luiz Datena, um dos maiores comunicadores do Brasil, se filiou, hoje, ao PSB. Seja bem-vindo, Datena”, afirmou o vice-presidente, na rede X, antigo Twitter.

Datena foi filiado a dez partidos e participou de quatro pré-campanhas. No entanto, todas as disputas foram abandonadas na reta final. Na cerimônia, Datena atribuiu as desistências a quebras de acordos que firmou com políticos com quem disputaria as eleições.

— Eu não desisti da política, foi a política que desistiu de mim, se não não estaria aqui. Quando apalavraram coisas e assinaram coisas comigo que não cumpriram, eu imediatamente virei as costas e fui embora.

Em 2022, esteve filiado ao PSC e foi cotado para disputar a eleição na chapa do governador de São Paulo, Tarcísio Freitas (Republicanos).
,
O GLOBO

Postado em 20 de dezembro de 2023