Bolsonaro vai levar Tarcísio, Caiado e já convidou outros três governadores para a posse de Milei

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pretende chegar com uma comitiva de peso na posse de Javier Milei na Presidência da Argentina, marcada para 10 de dezembro.

Ele já convidou cinco governadores para o evento: Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo, Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, Jorginho Mello (PL), de Santa Catarina, Ronaldo Caiado (União Brasil), de Goiás, e Ratinho Jr. (PSD), do Paraná.

Tarcísio, Caiado e Jorginho Mello já confirmaram presença.

O ex-presidente vai levar também a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e assessores próximos, como o ex-secretário de Comunicação (Secom) Fábio Wajngarten, na viagem.

Na segunda (20), ele afirmou à coluna que, convidado por Milei, iria à cerimônia, já que “o Lula não vai”.

“Se o Lula fosse, ficaria difícil. Mas como o Lula não vai, não deve ir, as coisas ficam mais leves”, afirmou.

A eleição do ultraliberal argentino está sendo comemorada pelo bolsonarismo como uma demonstração da força da direita no continente.

Ele venceu o pleito por 55,69%, contra 44,30% do candidato peronista Sergio Massa.

Logo depois da eleição, Milei falou por telefone com Bolsonaro e com o filho dele, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), e os convidou para a posse.

Já com Lula não houve, até agora, contato.

Durante a campanha, Milei chamou o petista de comunista e corrupto, e afirmou que não pretende se reunir com ele enquanto for presidente da Argentina.

No domingo (19), dia do pleito, Lula reconheceu rapidamente a vitória do argentino e afirmou, em suas redes sociais, que a democracia “deve ser respeitada. Meus parabéns às instituições argentinas pela condução do processo eleitoral e ao povo argentino que participou da jornada eleitoral de forma ordeira e pacífica”.

Não citou, no entanto, o presidente eleito.

O ministro da Secretaria de Comunicação (Secom), Paulo Pimenta (PT-RS) afirmou que Lula só deveria ir à posse caso Milei pedisse desculpas a ele.

Folha de SP

Postado em 23 de novembro de 2023