Blogueiro bolsonarista Allan dos Santos nega existência de infiltrados no 1/8: ‘Quem estava envolvido era a gente’

Foragido da Justiça brasileira, o blogueiro Allan dos Santos negou a existência de agentes ligados à esquerda nos atos antidemocráticos do 8 de janeiro, versão divulgada por bolsonaristas em redes sociais. A declaração foi dada ao podcast Os Fellas Cast, em material compartilhado no começo de janeiro.
— Não tinha (infiltrados no 8 de janeiro). Quem estava envolvido naquela parada de quebra-quebra de modo intencional e provocava aquilo dali era a gente ou pessoas iludidas. Teve gente iludida achando que, se fosse “botar o terror”, os militares iriam salvá-los — afirmou o blogueiro.

Santos está foragido desde 2021, quando o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) expediu um mandado de prisão preventiva contra o blogueiro no âmbito do inquérito das milícias digitais. Desde então, ele segue nos Estados Unidos. Ainda vigora contra ele uma proibição de acesso às redes sociais, que burla mediante a produção de conteúdo nas redes sociais.
Desde os ataques de 8 de janeiro, os bolsonaristas vêm afirmando nas redes sociais que a invasão aos prédios dos Três Poderes teria sido incitada por “esquerdistas infiltrados” e que, até aquele momento, as movimentações ocorriam por “manifestação da vontade popular legítima”.

Durante sessões da CPI que investigou os atos antidemocráticos de 8 de janeiro, o senador Magno Malta (PL-ES) afirmou que o homem acusado de destruir um relógio histórico que pertence a dom João 6º seria um infiltrado da esquerda e seria vinculado ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). Na ocasião, ele foi desmentido pela relatora Eliziane Gama (PSD-MA).

O GLOBO

Postado em 24 de janeiro de 2024