Após embate com União Brasil, marido de ministra procura Planalto

Marido da ministra do Turismo, o prefeito de Belford Roxo (RJ), Wagner Carneiro, o Waguinho, procurou o Palácio do Planalto para falar sobre a crise de seu grupo político com a cúpula do União Brasil.

No início da semana, Waguinho deixou o partido após desentendimentos com o presidente nacional da sigla, Luciano Bivar. O prefeito acusa Bivar de usar métodos autoritários para manter o comando da legenda no Rio.

Deputada licenciada, a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, e outros cinco deputados federais do União Brasil no Rio pediram à Justiça Eleitoral para deixar o partido. Por serem parlamentares, eles precisam do aval do TSE.

Em meio à crise, Waguinho se reuniu na terça-feira (11/4), no Planalto, com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Na conversa, ele explicou que a saída de seu grupo do União Brasil se deve a uma questão local.

Republicanos quer ficar com o ministério
O prefeito também ressaltou que, caso o TSE autorize a desfiliação, a ministra do Turismo deve seguir o marido e ir para o Republicanos. Waguinho se filiou à legenda na segunda-feira (10/4).

O prefeito disse ainda a Padilha que o Republicanos tem interesse em “apadrinhar” a manutenção de Daniela no Ministério do Turismo, o que pode abrir uma divergência com o União.

Bivar já deixou claro que, caso a Justiça Eleitoral permita a ministra deixar o partido, o União Brasil reivindicará ao governo Lula a manutenção do comando da pasta.

Por ora, a ordem no Palácio do Planalto é não se meter na briga interna do grupo de Waguinho com a cúpula do União Brasil e aguardar o desfecho do caso na Justiça Eleitoral.

Metropoles

Postado em 13 de abril de 2023