Aluno de escola pública de Currais Novos conquista medalha de ouro na Olimpíada de Matemática

Criada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) em 2005 e realizada a OBMEP é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). Destinada a estudantes do 6º ano do Fundamental ao 3º ano do Médio, a competição contribui para estimular o estudo da Matemática e identificar jovens talentos da disciplina.

Em 2023 a Olimpíada reuniu mais de 18,3 milhões de alunos dos ensinos Fundamental e Médio, e alcançou 99,78% dos municípios brasileiros e mais de 55 mil escolas.

Para a Escola Municipal Professor Humberto Gama, em Currais Novos, a medalha de Gabriel é resultado de um trabalho conjunto dos alunos com os professores, que incentivam a participaram da competição.

“A medalha representa o reconhecimento do seu esforço e te lembra que você tem capacidade para alcançar algo muito maior do que as pessoas pensam que é possível, por isso ela é de grande importância para mim”, diz o estudante.

De acordo com as listas divulgadas pela Obmep, a rede pública do Rio Grande do Norte, que engloba instituições municipais, estaduais e federais teve um saldo de três medalhas de ouro, 16 medalhas de prata, 41 bronzes, além de mais de 100 menções honrosas.

Ainda segundo a Obmep, os medalhistas nacionais são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) com aulas avançadas para seu desenvolvimento acadêmico. O intuito é estimular os estudantes a seguirem se dedicado à matemática. No que depender de Gabriel Henrique, a meta será alcançada.

“Pretendo trazer mais medalhas para a nossa cidade nos próximos anos, embora o desafio se torne mais difícil. Também quero ajudar os meus amigos a aprenderem essa matéria que tanto amo. Conhecimento não tem valor quando fica guardado”, afirma o medalhista.

TCM

Postado em 3 de janeiro de 2024