ABASTECIMENTO D’ÁGUA DE ACARI E CURRAIS NOVOS E AS OBRAS DA ADUTORA DO SERIDÓ – SERÃO OS TEMAS DE REUNIÃO QUE DEVERÁ ACONTECER NESTA QUARTA-FEIRA (17), NA CÂMARA MUNICIPAL DE CURRAIS NOVOS

Nesta próxima quarta-feira, dia 17 de maio, a partir das 9 horas, na Câmara Municipal de Currais Novos, haverá uma reunião entre os vereadores de Acari e Currais Novos, com o objetivo de discutir o abastecimento hídrico das duas cidades e o andamento da obra da Adutora do Seridó, que vem sendo realizada pelo Governo Federal, com a supervisão da CODEVASF. Na oportunidade será apresentado um relatório técnico, assinado pela Comissão Parlamentar de Assuntos Hídricos da Câmara Municipal de Currais Novos e pelo engenheiro hidráulico, Dr. João Abner, especialista no assunto, que esteve avaliando a obra e seu projeto de adutoras.

O convite para participar dessa importante reunião, também foi feito para os representantes do Poder Executivo do Município de Currais Novos e para os representantes e técnicos da CAERN. A preocupação dos vereadores é salutar, que apesar das chuvas dos últimos meses, a configuração do presente “inverno” na região do Seridó ainda é abaixo do esperado. Os principais reservatórios d’água que abastecem os dois municípios não receberam grandes volumes de água. A expectativa agora é saber até quando eles poderão servir a população e qual serão as medidas emergenciais à serem tomadas pelos nossos governantes.

A reunião deverá acontecer no momento em que as previsões de chuvas são ruins, recentemente a EMPARN previu mudanças nas previsões de chuvas para o Estado. Em seguida será discutida uma data para a realização de uma Audiência Pública que envolva outros agentes políticos do Estado e representantes da sociedade civil organizada. O relatório técnico que será apresentado pelo Professor João Abner, que aponta falhas no projeto da Adutora do Seridó, em seu ponto de capitação na Barragem Armando Ribeiro Gonçalves. Podendo faltar água no sistema quando a barragem estiver com 50% de sua capacidade, precisando ser feitos outras obras complementares para poder ser feita a capitação da água naquele reservatório.

Além disso, os parlamentares não vêem uma solução rápida para resolver o problema de falta d’água que poderá acontecer já a partir do segundo semestre. Até o momento a CAERN não explicou o que irá fazer a respeito, nem muito menos o Governo do Estado e a Prefeitura, nenhum deles apresentaram algum plano emergencial para abastecer uma população maior de 50 mil habitantes, representados pelos moradores urbanos de Acari e Currais Novos.

Postado em 16 de maio de 2023