A EXEMPLO DE OUTRAS CIDADES, CURRAIS NOVOS DEVERÁ TER LEI QUE PRETENDE PROIBIR O USO DE FOGOS DE ARTIFÍCIOS DE ALTO IMPACTO SONORO.

Após a Audiência Pública realizada nesta segunda-feira, 24, na Câmara Municipal de Currais Novos, que tratou dos direitos da pessoa Autista, alguns encaminhamentos foram feitos que buscam garantir o bem a saúde e o bem estar das pessoas com o Transtorno do Espectro Autista e outras deficiências.

Dentre algumas reivindicações e encaminhamentos, destaque para o Projeto de Lei, de autoria do Vereador Daniel Bezerra, que pretende proibir a queima, soltura e manuseio de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos de alto impacto sonoro no território urbano de Currais Novos, os chamados “fogos de estampidos”.

Sabe-se que os fogos de artifício barulhentos prejudicam sobremaneira a saúde de crianças, idosos e pessoas com deficiência. Destaca-se, ainda, o impacto negativo junto às pessoas com Transtorno ro Autista (TEA), que possuem uma hipersensibilidade sensorial ao barulho provocado por esses artefatos.

“O objetivo desta proposta é preservar a saúde e o bem estar das pessoas, buscando maneiras de minimizar os problemas de nossa realidade, respeitando o compromisso assumido com a comunidade e cumprindo com o nosso papel de Legislador. Sendo assim, proponho uma reflexão sobres os reais benefícios de comemorações barulhentas: Será que todos gostam? Será que os idosos e doentes aprovam? Os tutores de animais se sentem felizes com os transtornos trazidos aos seus estimados companheiros? Deixando claro que não somos contrários ao espetáculo pirotécnico com efeitos de luzes e, sim, contra os fogos barulhentos que provocam efeitos negativos à saúde de várias camadas da nossa sociedade”. Disse o Vereador proponente, Daniel Bezerra.

Postado em 25 de abril de 2023